Oque é Ftp

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Uma interface gráfica de um cliente FTPPode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de ficheiros e acesso a sistemas de ficheiros remotos (com a mesma interface usada nos ficheiros locais). O FTP (RFC 959) é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o standard da pilha TCP/IP para transferir ficheiros, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operativo e transfere ficheiros por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos ficheiros.

Modos e interfaces

O protocolo subjacente ao FTP pode correr nos modos iterativo ou batch. O cliente FTP fornece uma interface interactiva, enquanto que o MIME e o HTTP usam-no diretamente. O protocolo permite a gravação e obtenção de ficheiros, a listagem do diretório e a alteração do diretório de trabalho.
By Leno